Conheça o Sintracc

O SINTRACC – Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Varejista e Atacadista de Contagem tem como papel principal, orientar, defender, representar os interesses individuais e coletivos da categoria, buscar salários justos, condições de trabalho e cidadania plena e preservar a unicidade sindical e a solidariedade profissional.

Assim como a profissão, o Sintracc trilhou árduo caminho até o reconhecimento:

NOSSA HISTÓRIA

Em 1º de outubro de 1988, uma assembleia geral de comerciários fundava o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Varejista e Atacadista de Contagem. Era um momento de efervescência política marcante nos primeiros anos da redemocratização do Brasil, superado o período que ficou conhecido como “Anos de Chumbo”, quando o país foi governado por uma ditadura militar, instalada em 31 de março de 1964.

No mesmo mês, era promulgada a nova Constituição Brasileira, a partir da Assembleia Nacional Constituinte, que mobilizou a sociedade brasileira e formulou a mais progressista das cartas constitucionais da história nacional.

Movimentação semelhante a que tomou as ruas do Brasil no primeiro semestre de 2013, foi vista na época, quando o movimento social organizado elegeu, pelo voto popular, uma maioria de parlamentares constituintes, que aprovaram itens avançados na Carta Magna, tais como licença-maternidade, manutenção do direito de férias remuneradas (acrescida de um terço), descanso semanal remunerado e direito à liberdade e autonomia sindical.

FILHO DA REDEMOCRATIZAÇÃO

Os fundadores do Sintracc – entre eles o atual presidente, Ronaldo Gualberto – ajudaram a escrever essa página histórica da trajetória do Brasil e dela nasceu a entidade representativa dos Comerciários de Contagem, fruto da conquista da liberdade e autonomia sindical.

A categoria da segunda cidade de Minas, que até então fazia parte da base territorial do Sindicato dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte (SEC-BH), começava a trilhar o próprio caminho, sem se desligar do movimento regional e nacional da classe. Em 10 de outubro de 1988, foi dado o grito de independência sindical, ato que resultaria na atual rotina do Sintracc de prestar assistência nas áreas de saúde, jurídica e nas rescisões contratuais a mais de 200 pessoas que, diariamente, procuram a entidade no bairro Eldorado.

A exemplo da luta pelo reconhecimento da profissão, o Sindicato percorreu árdua caminhada até a real emancipação. Em 1990, foi conquistado o primeiro registro sindical, após despacho da então Ministra do Trabalho, Dorothéa Werneck, vitória embargada por impugnação da diretoria do SEC-BH, que não aceitava o desmembramento.

VITÓRIA DA SOLIDARIEDADE

Outras entidades, no entanto, acreditaram na autenticidade do novo Sindicato e do caráter irreversível do movimento, com destaque para as diretorias dos sindicatos dos Tecelões, Metalúrgicos, Trabalhadores da Construção Civil e da Construção Pesada, da Purificação de Água e da Saúde de Minas Gerais.

Parlamentares progressistas, como Durval Ângelo, Rogério Correia, Nilmário Miranda, Virgílio Guimarães e Ademir Lucas, também emprestaram sua força para que os Comerciários de Contagem alcançassem a almejada organização.

E ela veio no dia 23 de agosto de 1999, quando, outra vez em assembleia geral, a categoria promoveu a primeira reforma estatutária, que – entre outras alterações – estabeleceu a denominação de Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Varejista e Atacadista de Contagem, abreviada posteriormente de Sintracc.

O respaldo na classe e na sociedade, aliado a seguidas vitórias judiciais, convenceram a diretoria do SEC-BH a firmar acordo no ano de 2006, na qual reconhecia definitivamente a legitimidade do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Varejista e Atacadista de Contagem como o único representante legal da categoria no município.

Diretoria Executiva

DIRETOR PRESIDENTE